Introdução

Por Francisco Ary Martins em 5 de agosto de 2007.

Tutorial de Squeak

maze12.png

Começando com o Squeak

Este tutorial visa criar uma base de conhecimento, em português, para o dialeto do Smalltalk usado no Squeak e o uso do próprio ambiente do Squeak. Começaremos com o ambiente Botsinc usado no livro Squeak: Learn Programming with Robots (Free desde 2008). Depois usaremos o ambiente padrão básico do Squeak.

Conteúdo:


Instalação

Usaremos a imagem (que fica no arquivo com extensão .image) readyToUse que pode ser obtida em http://www.esug.org/data/Smalltalk/Squeak/BotsInc/. Testamos a versão antiga 5.7.4 obtida em http://squeakvm.org/mac/older.html e funcionou. Instruções para instalação podem ser vistas em http://smallwiki.unibe.ch/botsinc/installation/. Os arquivos comprimidos contendo a imagem também contém o executável do Squeak. A imagem é a mesma mas os executáveis são compilações para o Mac e o Windows. Para usar no Linux tanto faz baixar o arquivo para o Mac ou para o Windows mas os executáveis são específicos para o Mac ou o Windows. No Linux deve-se baixar e instalar o executável de http://www.squeak.org/Download/. Procure por máquinas virtuais do Squeak em http://www.squeak.org/VirtualMachine.

Documentação

Uma documentação substancial pode ser obtida em http://www.squeak.org/Documentation/. Em Squeak Class Documentation há uma documentação categorizada das classes.

Execução

Para iniciar o ambiente de programação existem pequenas diferenças.

No Windows e no Mac

Basta arrastar e soltar o ícone do arquivo Ready.image sobre o ícone do arquivo Squeak.exe ou Squeak (no Mac).

No Linux

Instalado o executável nos locais padrões do Linux basta executar o comando squeak Ready.image.

Encerrando o Squeak

Uma coisa importante para todo iniciante é saber logo de cara como encerrar o ambiente. Por falta de tempo pode ser necessário encerrar imediatamente o ambiente que acabamos de iniciar. Para não precisar procurar muito pela informação de como fazê-lo achei melhor colocá-la logo no início deste tutorial.

Você já deve estar vendo uma tela como mostrado na figura abaixo:

screen.png

Clique na figura para ampliá-la.

Para encerrar você precisa obter um menu como o da figura abaixo:

menu.jpg

Para obter o menu acima você precisa usar o mouse. O botão para obtê-lo é o esquerdo (em mouses de 2 ou 3 botões) e você deve clicar no fundo. Faça uma exploração para descobrir onde clicar (clicando em vários lugares e vendo o que acontece). Em alguns lugares ele não aparece. Quando ele aparecer selecione a opção quit que fica lá embaixo no menu.

Deve sugir o seguinte menu:

quit-menu.jpg

No menu acima selecione No. Estamos supondo que você não fez nada e portanto não quer salvar nada.

Se optar por Yes significa que as modificações que fez nos objetos do ambiente serão gravadas no arquivo .image e estarão disponíveis na próxima vez que reiniciar o Squeak.

Cancel fecha o menu e faz você voltar ao Squeak.

Nos ambientes do Smalltalk em geral e no Squeak em particular todo o ambiente de objetos pode ser salvo na imagem de forma que o ambiente volta intacto na reinicialização como se estivesse congelado desde a última vez que você usou.

Resumo

O que aprendemos:

  • Obter e instalar o ambiente (A máquina virtual Squeak e a imagem que estamos usando)
  • Localizar alguma documentação contendo livros e tutoriais
  • Como iniciar o ambiente
  • Como encerrar o ambiente salvando ou não as alterações na imagem
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Uma resposta para “Introdução

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