Esquerda festiva

djpl3wxxcaaoivl-840x440

Esquerda festiva é uma expressão do vocabulário político, surgida no Brasil para conceituar, de modo jocoso e usualmente pejorativo, militantes políticos de esquerda, geralmente jovens e universitários, que mais se preocupam com festas derivadas da luta política, do que com a luta política em si.

Wikipedia

A “esquerda namastê” é uma muito boa expressão cunhada no “ecosistema” do Duplo Expresso. Um novo apelido para a esquerda festiva. Veja no vídeo abaixo:

Cito abaixo texto de 2017 que põe o dedo na chaga:

a-esquerda-festiva-que-pula-corpos1Toda vez que ouço termo “esquerda festiva” (e seus derivativos: cirandeira, rihappy, #maisamorporfavor entre outros), penso que essa definição vai além da festa. Festejar é bom e acho sinceramente que a vida merece ser (pelo menos tentar) festejada. E por isso não é só essa definição que abrange as críticas sobre esse segmento.

Esquerda festiva é aquela que gosta de jogos, mais especificamente o “bingo social”, pois está a todo momento disposta a rifar grupos e segmentos, sempre mais marginalizados. Vamos delimitar esse recorte: estamos falando de um discurso que parte, localizadamente, de uma minoria de classe média, branca e bem educada, com acesso a melhores instrumentos e aparelhos de cultura e educação, que se identifica com um discurso de esquerda (pelo bem comum, com perspectiva de igualdade e solidariedade).

Pois bem, até aí, poderíamos falar de aliados – o que muitas e muitos são – que utiliza seus lugares de privilégio e acesso para configurar um discurso, dentro da hegemonia, para atacar as questões e bases da dominação social. Legal.

Mas há uma parte desse segmento que, no afã e inseguranças de posição, prefere (sim, porque isso é uma escolha) utilizar esses mesmos acessos e espaços para construir uma rifa social, e rifar corpos e vivências a partir de sua percepção perimetral do que a realidade convém.

Essa rifa costuma colocar na mesma linha do jogo grupos marcados pelo que eles chamam de identitários, como mulheres, negros, população LGBT e imigrantes. E cruza, de maneira absolutamente arbitrária e socialmente insensível, com outros grupos que são seus adversários políticos, como novos movimentos jovens de direita etc.

A comparação, feita com grande assimetria, é sempre pela ideia da tática: a suposta agressividade do discurso dos grupos identitários seria comparada a dos grupos de direita, ou seja, ambos usariam o ódio como forma de enfrentamento no debate público.

O problema (nossa…) disso é que se passa uma tábua por cima de conceitos e perspectivas da experiência e pensamento crítico produzido sobre realidade desses mesmo grupos. Quando um indivíduo (geralmente são homens) diz que uma feminista tem discurso de ódio semelhante a um indivíduo protofascista de um grupo de direita, o que ele está fazendo é apagar a realidade e a experiência do que significa ser mulher numa sociedade misógina que a mata e a violenta sexualmente em questão de minutos.

Quando se diz que a fala de um militante dos movimentos negros tem a fala de ódio assim como um jovem que defende a volta da ditadura militar, o que se está apagando é a realidade de morte e aniquilação plena de corpos negros, também em questões de minutos num dos países mais racistas da diáspora.

Compara-se história com visão política; compara-se dados e estatísticas com aceitação de discurso.

A realidade que se coloca para essa esquerda festiva, que impunha sua rifa em qualquer contexto que queira participar, é uma realidade no mínimo embasada em seus filtros: filtros de algoritmos mas também filtros de uma realidade imaginativa e limitada, que parece negar todo arcabouço de pensamento e ativismo que a própria esquerda produziu há quase mais de um século.

O grande problema da rifa não é que ela apenas deturpada e desloca o contexto das origens de discurso e efetiva – ou seja, dinâmica de dominação e impacto que tem cada manifestação -, mas ela é exatamente o que faz com que esse segmento continue ignorando a importância que as pautas de direitos humanos têm para caminhos e soluções a esquerda.

O discurso da direita é o discurso que aniquila o Outro, que dinamiza uma visão de mundo hegemônica da desigualdade e produz, como resultado, a aniquilação de pautas, corpos e vidas. O discurso dos segmentos “identitários” são discurso da vida: para existir, para marcar sua existência, seu valor, contra a tendência constante de tornar esses corpos (femininos, negros, trans, e todos os “Outros”) um NADA, um ser NINGUÉM (Nobody, como nos ensinou Marc Lamont Hill).

No meio desse jogo, a esquerda festiva que rifa vidas o que faz? Como disse brilhantemente Djamila Ribeiro, ela pode não ajudar a matar, mas, invariavelmente, pula corpos.

Embora o texto acima se insira na polêmica sobre as causas identitárias versus luta de classes (e aí a postergação da solução ou mitigação das desigualdades que atingem gritantemente as minorias ficam sempre para as calendas, para quando a revolução vencer, e ficamos a lembrar o “bolo”do Delfim Neto que devia crescer antes para depois ser distribuido e que ficava sempiternamente a crescer) reflete muito bem o que é a esquerda festiva não só para as minorias, mas também para a luta de classes.

Deixe um comentário