Rio – Aracaju: um dia livre em Cumuruxatiba

Repito imagem da planilha com o plano de viagem abaixo.

escalas da viagem Rio - Aracaju em janeiro de 2017.png

 

Acordamos cedo.

Tomei banho de mar e de piscina antes do café da manhã. Andei pela praia um pouco também. Cumuruxatiba está quietinha pela manhã. Fui olhar onde era a escolinha de vela que conheci em 2009 quando me hospedei por aqui. Da outra vez andei num barco com proa bem afilada e depois num Optimaster.

eu-amo-velejar

Depois conheci o camping (pedalando na minha bicicleta) perto da escolinha de vela (Vela Cumuru). Quando saí do camping o Aldo (gestor da escolinha) estava chegando.

folder-vela-cumuru

Aluguei um Laser e fui ver a entrada da barra perto do farol. Sai e entrei seguindo as instruções do Aldo. Na entrada deixar o farol por boreste entre 30 a 50 m de distância. Não afastar mais pois pode bater nos arrecifes.

Almoçamos um budião com pirão no Sabores e Cores. Estava bom.

Voltei com Iane para o hotel e logo saí para dar outra velejada. Explorei o lado sul do píer. Esta parte tem mais arrecifes a flor da água. As sombras dos mesmos assombrava-me. O receio de uma colisão me deixou tenso. Cheguei a passar por cima de um. Vi as suas “garras” a cerca de 1 m de profundidade. Preferi então ir para o lado norte do píer (na verdade as estacas de madeira negra que restaram do antigo píer). Lá passei deixando a noroeste a “pedra do francês”, batizada em memória de um veleiro de um francês bateu nos arrecifes que ficam quase em frente à entrada da barra e que deve ser deixado por bombordo. É uma área boa para um futuro fundeio.

Depois de encerrar a velejada voltei ao  hotel e fomos dormir cedo. Com a boa notícia do sucesso de Natacha em conseguir um emprego em Los Gatos.

 

 

 

Deixe um comentário

