Universo em desencanto ou No coração das trevas

burro-rindo1

O Instituto Liberal, ou seria Jeguinal? publicou que a Física Quântica é coisa de comunista.

Abaixo excertos com comentários meus intercalados. O texto pode ser visto no cache da Internet disponibilizado pelo Google.

A Complicação como método ideológico
82tu_2
Todas as coisas, se postas à luz, distribuídas com equilíbrio e observadas de forma serena, apresentar-se-ão tais quais são, ao menos com o máximo de verdade que se pode obter numa esfera humana. A Verdade está sempre associada à luz, ao desatar de nós e à contemplação imparcial.
Esta vontade de verdade capitalizada, como bem soa aos metafísicos, já foi destrinchada por Nietzsche. O texto acima invoca a esfera humana como limitada em relação a outra esfera. Sob a suspeição de ser um pensamento metafísico, já nas maiúsculas, fica patente que há um mundo dual onde há uma esfera superior a quem só tem acesso um “iniciado” como o que escreveu o texto acima. O texto abaixo denuncia que, na verdade (em minúsculas mesmo) há uma redução do pensamento.

Nota: Por que complicação também em maiúsculas no título? Será que é uma Verdade do lucas? Escapou-me!

A vontade de verdade é o desejo que motiva o homem a encontrar uma verdade eterna e imutável que estaria por trás da realidade. Mas Nietzsche acredita que a vontade de verdade tem uma intenção prática e política de nivelar os homens, normatizar a vida e reduzir o pensamento, barrando o fluxo de lembranças, vontades e desejos que sempre impulsionaram a humanidade. A vontade de verdade se revela nas religiões e na filosofia pós-socrática como um desprezo pelo mundo, fazendo o homem voltar-se para um suposto além-mundo, criando uma valorização espiritual que acaba por desligar o homem da realidade, tornando-o doente,  fraco e manipulável.
Dito isto, e usando este critério, todo sistema de ideias que seja simples, claro e objetivo, está do lado da Verdade, ou ao menos se pode dizer que está “no caminho certo”. E, por outro lado, todo sistema que seja confuso, hermético e complicado, tende a estar do lado da Mentira.
jumentos
Nada como uma petição de princípio travestida de sapiência! Um autêntico C.Q.D. de asno! Maniqueísmp em estado puro. Deus e o Diabo rodopiando furiosamente na poeira sob o sol que jegues teimam ensombrar com uma peneira. Quer mais confuso? Precisa desenhar? Que tal treinar lendo poesia? Mas sem zurrar, por favor, para não quebrar o clima.
A marca histórica da esquerda é a falta de clareza. Claro, pois para justificar um sistema de crenças que não funciona, é esperado que as assertivas não pudessem ser facilmente analisadas ou refutadas, esperando-se do discípulo apenas a fé no que o mestre diz. Assim, não só disciplinas típicas da esquerda, como a Sociologia e a História, mas todas as outras são absorvidas em seu aspecto heterodoxo, para ser útil à agenda esquerdista.
Mais claro do que isto impossível. O gajo tem mesmo dificuldade com os estudos. Por causa da esquerda docente malvada! Ele parece implicar com todas as disciplinas (veja abaixo). Precisamos falar sobre isto. Precisamos do boletim escolar…
Vejamos alguns exemplos de complicações oportunas:
filosofia-jeguinal-1
Nietzsche, que tinha restrição ao socialismo nascente no século XIX como uma idéia oriunda do desenvolvimento paulinista posterior do cristianismo (não gostamos de maiúsculas em substantivos comuns e nem escrevemos em alemão), também criticou a vontade de verdade e o próprio cristianismo, que representa o niilismo passivo.
E Orwell criticou muito bem o estado policial stalinista que justamente encaminhou a revolução para um desvirtuamento pela direita. Fazer alusões a isto é o mesmo que se auto condenar se direitista com viés totalitário. O nazismo, um desenvolvimento da direita ao extremo, também é um exemplo da tendência da direita para o totalitarismo, sem que seja possível tergiversar.
Afinal este medo de perder um sistema de crenças ou mesmo nem chegar a construí-los direito precisa eliminar o que é diferente. Existe definição melhor para o fascismo?
filosofia-jeguinal-2.png
Deve mesmo ter sido um trabalho inconsciente do tais filósofos que resolveram facilitar para o nosso articulista que fez gazeta demais.
Será que ele não conhece o site “trabalhos prontos”? Teria sido melhor se conhecesse. Ou me retratando, matei! Deve ser isto!
filosofia-jeguinal-3
Agora os filósofos não são mais inconscientes e sortudos. São competentes em enganar o nosso pobre coitado revoltado com o ensino de tantas matérias intrincadas. Mas também são imprecisos. E nós precisamos tanto de luz! E tanto nos viramos para encarar o sol, procurando o máximo de luz, mas cada vez mais nos ofuscamos que ficamos desconfiados que não é o sol, talvez seja a lua, ou a estrela da morte.
Featured Image -- 14025
Física
A física tradicional newtoniana é, para quem quer confundir, excessivamente exata, matemática e previsível. São objetos em movimento no universo, seguindo leis já mapeadas.
Haja paciência! Um filósofo já disse a um rei que não existia estrada real para o conhecimento. O conhecimento é mesmo um pântano! As coisas podiam ser mais fáceis! Choramingo de desespero com tanta complicação. Quero algo mais previsível.
O interesse se volta, portanto, para a física quântica e ramos associados. A física quântica, através de extrapolações indevidas de descobertas de cientistas como Einstein, Heisenberg, Schrödinger, Planck e outros, ganhou a fama de ser o ramo científico onde “tudo pode”. Estar em dois lugares ao mesmo tempo, ser e não ser, teletransporte, telepatia, o mundo como um sonho, o nada que é tudo, enfim, uma espécie de “liberou geral” da ciência, contrário à física newtoniana, e que certamente não seria autorizado pelos físicos quânticos, os quais eram sérios.
Agora não entendi nada! Sério mesmo! Uma física em que tudo pode não seria o paraíso para os jegues? Será que o gajo se atrapalhou com “o segredo” e ficou confuso. Imagine o desencanto do coitado se ler o mesmo que pirou o Tim Maia por um tempo. Vai surtar geral!
E por que o interesse da esquerda na física quântica? Porque “harmoniza” com o uso de drogas, com a ideia de que o indivíduo é uma ilusão, criando uma justificativa racional para a irresponsabilidade e o ateísmo. Ambos os resultados bem úteis e “capitalizados” pelo movimento revolucionário.
albert-einstein
Acho que ele tem razão. Deu não joga dados com o universo, ô einstein!
filosofia-jeguinal-4.png
Agora a estatística revela a incerteza mas não traz à luz a verdade (desistiu das maiúsculas?). É muita tarefa proposta pelo nosso estudante exigente. Parece o Temer repetindo obviedades. Mas como já disse alguém o óbvio não “ulula” para todos. Deve ser uma mania contaminante de toda esta turma se refestelando no poder.
filosofia-jeguinal-5
Ô  Lucas, com este nome de apóstolo, ainda comete o pecado da preguiça. Não consegue achar os dados (não os do Einstein, seu burro!)?
filosofia-jeguinal-6.png
Fez direitinho o dever ao estudar as séries estatísticas, não? Mas só deu mesmo para o metier de ser pitonisa do mercado... Tsc tsc tsc…
filosofia-jeguinal-7
Estes keinesianos são mesmo uns comunistazinhos! Fico com raiva porque eles parecem saber o que estão fazendo. E não quero ser risível. Tenho tanto medo do ridículo…
filosofia-jeguinal-8
Ah… o  desinvolvimentismo…tenho tanta saudade da idade das trevas. Lá qualquer luz se sobresaía. Até o meu facho de reles vagalume faria sucesso! Não quero mais derivadas e nem integrais! Quero 2 + 2. 2 + 3 não! Porque já complica!
filosofia-jeguinal-9
Que saudade do Smith! Aquele bofe com sua “mão invisível” bolinando-me. Que saudade do “mercado”! Não, não! Não estou no “mercado”! Não me confunda! Não confunda meus sentimentos morais!
filosofia-jeguinal-10
As coisas complexas são mesmo imprevisíveis. Por isso concordo com Leminski:

nunca cometo o mesmo erro
duas vezes
já cometo duas três
quatro cinco seis
até esse erro aprender
que só o erro tem vez

Gosto disso no Hayek mas não gosto na quântica! Na quântica não! Tire a mão da quântica! Sou newtoniano, e pronto! Sou até mesmo newtoncruziano se preferir. Isto é que é precisão!
O Ocidente começa com a simplicidade das perguntas de Sócrates, que pedia que “os que sabem” dissessem o que, de fato, sabem. Devemos retomar isto. Quando um filósofo, estatístico, físico ou economista disser algo impenetrável e sem sentido, devemos dizer “não entendi, explique melhor”. Sem medo do ridículo, o que causará pânico entre os esquerdistas. Estejam alertas!
Mas perco a esperança a cada vez que não obtenho mais respostas. Bobeei na escola mas esperava mais benevolência agora que saí daquele inferno bullyneano de esquerda. Ou seria booleano? True or not true! False?
* Lucas de Moura Lima é formado em Administração de Empresas, especializado em Produtos Financeiros e Gestão de Risco
Lucas, com certeza, um “homem do mercado”…de peixe. Que me perdoem os peixeiros!

“O asno, com suas grandes orelhas não tem uma escuta suficientemente refinada para penetrar, por exemplo, naqueles discursos cujo estilo se origina do estabelecimento de obstáculos seletivos para seus leitores”. Com seu I-A, diz Sim, mas na verdade gostaria de dizer não, carregando fardos que outros não suportariam. Suas orelhas pontudas fazem dificultar o ingresso nos círculos subterrâneos do labirinto.

EDIFÍCIOS E NUVENS:
FILOSOFIA E POESIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE

Mas falando sério…

O febeapá deu um salve geral  e está tão insano que está difícil acompanhar.

A “tese” da simplificação parece mais “simplorice”. Ou quem propõe é simplório ou quer atrair os simplórios ou quer ainda “formar” simplórios. Nem de “espadachim de Okham” este pessoal merece ser tachado.

Será que este pessoal de “direita” é burro mesmo? Acredito que a direita tem um tipo de “inteligência”, e também uma inteligentsia, que não se coaduna com esta turma travestida de direita mas que fugiu da escola e nunca fez o dever de casa que a esquerda precisa e tenta fazer com seriedade. Confundem as facilidades que obtém do apoio que recebem do estamento mais reacionário, mas ao mesmo tempo empalmando o poder e veículos de propaganda, e por isso acham que é fácil lidar e explicar o mundo. Um mundo que ao natural já é complexo e que com a “veste” sócio-cultural ainda o é mais.

Os nazistas da terra e das cabeças ocas também renegavam uma “ciência judaica”. Agora direitistas de meia tigela querem renegar uma “ciência comunista”. Os nazistas, extrema direita, foram mais longe nisto até.

A esquerda e muitos outros movimentos que criticam a esquerda, mas não são de direita, optaram por lutar contra o poder e o status quo. Tarefa árdua e inglória. Não para qualquer um. Não para quem “prefere mastigar água” Ciência parece mesmo não ser coisa da direita, se formos acreditar nestas teses maLucas.

Deve ser uma tendência. Um viés maldito da direita que parece ser “gaúche”, no sentido que eles gostam de atribuir aos seus inimigos, tortos no pensar, “sinistros” na sua instrumentada pseudo-ignorancia das coisas. Talvez acreditem que aos simples, que eles acham que são, está dado o reino dos céus.

No texto ele atribui as diatribes dos esotéricos com a física quântica à esquerda. Mas o assunto da esquerda não são estas diatribes, embora possa haver gente que se declara de esquerda que o corrobore. É um “ataque ao boneco de palha”. Mas se olhar melhor verá, que pela característica do discurso, mais afinidade com uma direita astrologista e ignara o assunto do “segredo” e afins tem.

Ainda bem que a direita é burra. Pelo menos estes que se manifestam como direitistas. Cada dia mais, com o seu zurrar e coices, mostram o que são e com certeza, com tamanha asnice, que me perdoem os asnos, não vão conseguir provar que são melhores para o país. Infelizmente vamos ter que pagar um preço por este experimento que não encomendamos, nem mesmo nas urnas.

Este “ataque”tem conexão direta com o outro. Com a tese da “escola sem partido”. Sem ciência, sem inteligência, sem cultura. Como eles preferem para poder manipular e fermentar um exército de coxinhas ignorantes tanto na classe média ressentida quanto em outras classes, manipuladas. Mas todos bebendo da mesma água pútrida do obscurantismo.

O horror, o horror.

Kurtz

Mas sejamos justos! Podemos tirar se achar melhor.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s