Cunhadismo

blog2

Está inaugurada no Brasil uma variante do cunhadismo de Darcy Ribeiro.

O cunhadismo, segundo ele (Darcy Ribeiro), era a prática indígena que tornou possível incorporar estranhos às comunidades. Consistia em se oferecer uma moça índia como esposa aos recém-chegados. A partir de então, o estranho estabelecia uma relação de parentesco com os índios dessa família. Esse processo acabou influenciando decisivamente no processo de formação do brasileiro.

DARCY RIBEIRO: VIDA, OBRA, PENSAMENTO

A variante não tem nada a ver com a sociologia darcyniana de antropólogo. A matilha de malamutes políticos do nosso alasca brasilis pode até se entredevorar se não houver uma chicoteamento superior.  Mas enquanto o butim ainda não é certo se unem para concretizar sua opus maximum: o golpe jurídico-parlamentar. O “cunhadismo” (ou seria melhor cunhismo?) se alastra ferozmente nas presidências do congresso. Um cunha foi deposto para que outro tome lugar, no senado. Mas o cunha defenestrado pode girar a sua metralhadora.

Renan ignorou Maranhão, presidente da câmara que substituiu Cunha. Talvez esteja chegando a hora de Dilma ignorar Renan. Se Dilma tivesse coragem de recusar-se a ser julgada por um tribunal ilegítimo nas sua premissas condenatórias e prejulgamentos seria inviável levá-la a depor “debaixo de vara”. Ainda mais que juristas opinam que a decisão é ilegal.

brasil2ba2brevoluc3a7ao2bdos2bcoxinhas

Enquanto isto no “Reino da Coxinlândia”cérebros de farinha de trigo procuram seu “malvado favorito”, ou seria “corrupto favorito”?  Como se para redimir o mundo do mal fosse o melhor remédio invocar o próprio demônio.

presidente-eduardo-cunha-e1454450856111

[Atualização] Cunha pode ser o titereiro de Waldir “Podemos tirar, se achar melhor” Maranhão. É uma ilação plausível para explicar o recuo do borboleteante Maranhão.

Nota: O Temer inspirou uma referência ao Fouché no meu post O carniceiro de Lyon. Mas quero me retratar. Cunha se enquadra melhor como um Fouché.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s