A arte de ser incrédulo

Beehcraft crash

Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade

A notícia Caça fabricado no Brasil cai na Indonésia e deixa mortos mostrava, até o momento em que alguém comentou sobre a incoerência, duas fotos discrepantes. O avião espatifado no chão  na primeira foto que foi substituída após o comentário exibia os restos de uma fuselagem bem maior do que a do caça citado como aquele que caiu.
img_combat_supertucano_origin_thumb
Buscando notícias em português só se encontra a reverberação “memética” da mesma notícia. Mas as fotos discrepantes na edição original da notícia indicam que “algo não cheira bem”. Como foram citadas agência internacionais nas fotos (AFP e Reuters, sendo que a última teve a foto removida) podemos buscar as notícias internacionais. A busca retornou vários sites com a notícia. Em Four dead in Myanmar military plane crash descobrimos que o avião que caiu é um Beechcraft (Ver também na Wikipedia).

Concluímos que não é só de agora mas de há muito tempo não é uma tarefa fácil manter-se informado. A “desimprensa” nos inunda com desinformação alimentando (ou para alimentar) os discursos precipitados dos “revoltados” de plantão. Já espero comentários sobre a nossa incompetência em fazer aviões e sobre quem é o culpado disto.

ATUALIZAÇÃO: Enquanto ainda editava este post a noticia evoluiu para incluir uma acidente em Malang (“somebody love”). Este post corre o risco de tornar-se obsoleto com tantas alterações que a notícia vem sofrendo. No entanto o impacto inicial da notícia cheia de incorreções está feito (E o título ainda não foi mudado!). Quem não teve tempo para “uma investigação”, mesmo que superficial, e só “passou a notícia” olhando os títulos no celular ficou mal impressionado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s