Sal comum versus sal gourmet

malysloik1

As redes sociais, pelo que me dizem, estão em polvorosa por causa do sal. Não as questões realmente relevantes, como a base científica das orientações quanto à restrição se sal (sobre as quais já escreviaqui – e recomendo a leitura deste artigo). Não, a questão são as variedades de sal gourmet, tais como sal rosa do Himalaia. Afirmações quanto às suas propriedades circulam pela rede, coisas como:

Está localizado aos pés do Himalaia, região que há milhões de anos foi banhada pelo mar. Considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos, fica depositado a centenas de metros de profundidade. Tem quase metade de sódio encontrado no sal comum e é muito rico em minerais (são mais de 80), tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro.
Por causa desses compostos, os cristais ganham um tom rosado e um sabor com toque metálico agradável e suave. Pode ser empregado em carnes, aves e peixes, além de saladas e legumes. Também cai muito bem na finalização e decoração de alguns pratos. Em 1g de sal Rosa do Himalaia há 230mg de sódio.

Vamos colocar, por um momento, nosso chapéu do ceticismo, e vamos pensar um pouco. (Leia na íntegra no link abaixo.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s