Nada como o tempo (ou, quem ri por último…)

O ano era 1973. O Dr. Robert Atkins havia publicado seu livro há apenas 1 ano, mas já tinha vendido mais de 1 milhão de cópias. Foi chamado a se explicar perante o mesmo comitê do Senado americano que viria posteriormente a nos brindar com os “Objetivos Dietéticos para os Americanos”, que redundaram na pirâmide alimentar. O Senador Charles Percy, do estado do Illinois, disparou, dedo em riste: “a dieta Atkins é bobagem!”, “seu autor deveria ser acusado de erro médico!”.

A resposta de Robert Atkins, reproduzida no início da postagem, foi “É incrível que nos EUA, no século 20, um médico consciencioso acabe por colocar na reta a sua reputação, duramente construída, apenas por OUSAR sugerir que uma vítima de obesidade possa obter algum alívio ao cortar açúcares e amido

Infelizmente, o Dr. Atkins não está mais entre nós (escorregou no gelo e bateu a cabeça em 2003), mas há certa justiça poética na reportagem abaixo, publicada na revista New Yorker.

Afinal, quem está sendo duramente questionado pelo Congresso americano, dessa vez, não é um médico que “ousou” sugerir que a restrição de carboidratos possa ajudar pessoas obesas, e sim os representantes das organizações que deixaram de lhe dar ouvidos há 40 anos. Isso mesmo. As duas pessoas na foto abaixo, tendo que dar explicações, são o Secretário da Agricultura e a Secretária da Saúde dos EUA. Se Atkins estivesse vivo, estaria sorrindo, como na foto acima. Nada como o tempo…

Blog do Dr. Souto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s