Serendipity

O acaso só favorece a mente preparada

http://pt.wikipedia.org/wiki/Serendipidade

No último fim-de-semana fui até a marina em Bracuí dar uma olhada no barco e resolver algumas pendências.

Interagindo com os velejadores que ainda estavam no cais preparando-se para sair (o dia estava lindo e eu fiquei com uma inveja danada da velejada que eles iam dar) acabei recebendo a ajuda do dono do veleiro vizinho no cais. Ele me emprestou uma pasta que ajudou a limpar uma mancha incrustada no casco que não saia só com água e esfregando com uma bucha macia. Conversamos também sobre várias coisas e, entre elas, sobre o nome do barco dele: Esplai, uma Fast 36. Explicou que o nome veio com o barco quando ele comprou. Pensou em mudar mas parece que desistiu por causa da forma que o nome foi incrustado no casco, o que dificultou a substituição. Disse que Esplai quer dizer recreação em Catalão. Apareceu até uma pessoa querendo conhecer um Fast porque queria comprar um. Perguntou até se ele vendia. Inutilmente. Parece que ele adora o barco.

Ontem fui no almoço de despedida de um colega que estava mudando de local de trabalho na minha empresa. Encontrei um ex-colega de trabalho neste almoço e conversamos sobre vela. Perguntei sobre as atividades atuais do pai dele, que é um experiente velejador, e que se ele toparia dar uma velejada no Dawn I, como pretexto para trocar idéias. Meu colega respondeu que achava que o pai talvez topasse já que tinha muitos amigos velejadores em Bracuí incluindo um que tinha comprado o barco dele. Imediatamente minha intuição “ligou os pontinhos”. Sabia que o pai dele era da Catalunha. O barco do velejador em Bracuí era de segunda mão e tinha o nome em Catalão. Perguntei então, com certeza que ia obter a resposta esperada: “Qual é o nome do barco que o seu pai vendeu?”. Recebi com emoção a resposta: “Esplai, um Fast 36”. Gotcha!

Eu adoro o conceito de Serendipity. Quando acontece comigo eu me sinto mais sintonizado com a vida e o mundo.

Deixe um comentário

