Velejada num Trindade em 23/2/2014


O Pink Gin flutuava majestoso e enorme testemunhando nosso sufoco perto dali. O barco a vela em que estávamos, um Trindade, o mesmo de uma velejada anterior que filmamos, de repente virou um cavalo chucro. Já vinhamos notando que ele estava se comportando de uma forma esquisita, pesadão e com a linha d’água elevada. O veleiro monotipo é todo azul e por isso apelidamos ele de Smurf.

velejada-no-smurf
Imagem da velejada anterior

O Smurf omeçou embarcar água no cockpit pela popa rapidamente. Tudo que estava na geladeira foi parar na água. A tampa da geladeira, um compartimento perto do mastro, não tem trava para mantê-la fechada numa virada. Na primeira vez ainda conseguimos (o Diogo nadou um bocado atrás das coisas boiando) recuperar algumas sandálias e bebidas. Mas viramos de novo e aí só não perdemos as bolsas herméticas com os celulares e carteiras com dinheiro amarradas no mastro. Não era possível o barco estar entrando tanta água por algum furinho qualquer ou pelas ferragens e buracos de parafusos do leme. Só podia ser pela abertura do bujão de popa. Verificamos. Estava sem a rolha. Deve ter soltado. Colocamos a rolha do cockpit para não entrar mais água. Mas já havia muita. Estava impossivel velejar com todo mundo encima. Diogo e Daniel ficaram na água tentando equilibrar o barco contra o movimento da água dentro do cavername. Conseguimos chegar na praia do Flamengo e retirar a água. Muita água mesmo.

Voltamos a velejar e fomos em direção à ilha de Cotunduba para uma circunavegação. O vento estava bom. Mas na altura da praia Vermelha resolvemos voltar ao notarmos uma tendência de queda do vento e também para não voltar ao Iate muito tarde. Tínhamos perdido muito tempo lutando para controlar o barco e desvirá-lo. A circunavegação ficará para uma próxima vez.

Abaixo a nossa derrota (não vai aqui nenhum trocadilho) conforme o Diogo registrou com o GPS do seu celular. Faça o download do KML file para ver no Google Earth ou no Runtastic.

velejada-smurf-23-02-2014

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s