Dieta Paleolítica: Expectativas versus Realidade

Tenho pensado há algum tempo sobre esta postagem. O grau de satisfação com qualquer coisa na vida está diretamente relacionado às expectativas.

Uma mulher “comum” que vá para uma cirurgia plástica com a expectativa de ficar igual à modelo da revista, está destinada à frustração. Se o objetivo for ficar melhor do que estava antes, ficará satisfeita.

Quem compra um computador barato e pensa que está adquirido uma máquina poderosa, ficará frustrado. Se as expectativas forem adequadas ao que foi comprado, ficará satisfeito (melhor do que máquina de escrever que possuía antes).

O que uma mudança de estilo de vido é capaz de produzir? E o que é muito improvável, ou mesmo impossível? Esta questão é crucial. Se você se der ao trabalho de ler as perguntas e comentários dos leitores deste blog, encontrará com frequência variações do seguinte:

“Estou fazendo esta dieta há 3 meses e já perdi 10 Kg, mas gostaria de perder mais 4 Kg para atingir meu objetivo. O que estou fazendo errado?”. Ou:

“Parei de consumir carboidratos há 3 semanas e  perdi 5Kg. O que estou fazendo de errado?”. Ou ainda:

“Após perder 2 Kg no primeiro mês, não estou perdendo mais nada – esta dieta não é pra mim?”

E então, o que está errado? O estilo de vida ou as expectativas? Vamos explorar este tópico. Meu objetivo é adequar as expectativas das pessoas, de modo a aumentar seu grau de satisfação com suas conquistas.

Fonte: blog do Dr. Souto

Deixe um comentário

