Aruba, 20 de novembro

Eu e Mateus acordamos cedo. Subimos na coberta para ver o sol nascer. Sempre o mesmo mas sempre diferente e de uma beleza que nos surpreende. A manhã é minha hora preferida. É quando há o silêncio e dá para ouvir o mundo espreguiçar e se preparar para dia numa explosão de superabundância. Devagar, lentamente, como convém para todo começo.

Mateus já foi andar de stand up. Diz que o taxímetro está ligado. Eu continuo na minha contemplação encima da cobertura.

Às 8:30 começamos o curso de mergulho. Fomos perto de um naufrágio. Foi ótimo. Fui melhor do que quando fiz na piscina num curso de certificação que não completei há mais de dez anos. A instrutora era muito competente. Mateus também gostou bastante nesta sua primeira experiência com mergulho. Já sentimos agora o prazer de estar flutuando calmamente no oceano rodeados pelas sua bela criaturas, peixes curiosos ou indiferentes. Os curiosos nos examinavam e depois guinavam rumo às suas vidinhas. E nesse movimento parecia, na minha imaginação, que piscavam com cumplicidade. Durante o mergulho o cegueta aqui não conseguia ver os números no gauge que indicava a pressão no tanque. A instrutora fazia isto periodicamente. E no final elogiou o fato de termos ainda bastante ar no tanque. Indicativo de que conseguimos respirar corretamente e com calma. Mateus teve dor no ouvido e em um dente. A instrutora ficou ajudando-o a superar o problema enquanto eu esperava “rezando” (de joelhos) no fundo.

Almoçamos peixe que o Materna preparou. Ele gentilmente separou o que tinha cozinhado com Canola para que eu não o consumisse.

Tomei mais um banho de mar perto do barco de máscara e snorkel. Mateus saiu para devolver o carro alugado. Mais tarde vamos zarpar para Curaçao. Devemos passar pela migração antes para registrar a saída do barco.

Deixe um comentário

