Dieta Paleo – mais resultados

primal-pyramid

Recentemente obtive novos resultados de um exame de sangue com mais indicadores de saúde requisitados pela minha nutricionista.

glicemia

A glicose praticamente não alterou em relação ao exame anterior (86 – 89 mg/dL) e ainda está menor do que o valor de 91 mg/dL em janeiro de 2012. O valor de 116 mg/dL ocorrido em dezembro de 2012 foi devido ao não cumprimento do jejum (já relatei isto num post anterior).

A hemoglobina glicada é um indicador para a média da glicemia. Eu posso ter uma glicose baixa no jejum e ainda assim ter um valor maior na média que mede um período e, por isso, é um indicador melhor do meu regime de elevação da glicemia. Se eu como carboidratos e açúcar com frequência isto vai se refletir na glicação. A glicação também é um indicador de formação de AGEs. A glicemia média estimada está acima do recomendado (99 mg/dL) para a glicose. Não sei se o valor limítrofe é o mesmo. Em Glicemia média estimada é o novo método para medir controle glicêmico é mostrada a fórmula de cálculo da glicemia média estimada a partir do valor da HbA1c. Pela fórmula podemos calcular que o valor considerado normal (até 5,7 % de HbA1c) corresponde ao valor de 116,9 mg/dL. Para este valor o que obtive no exame (108 mg/dL) está abaixo.

colesterol-18-10-2013

O colesterol voltou aos níveis de janeiro de 2012 com era de se esperar de uma dieta paleolítica.

triglicerideos-18-10-2013

Os triglicerídeos pouco subiram e continuam abaixo dos 150 mg/dL.

LDL-18-10-2013

O LDL (que é calculado e não medido conforme já foi mostrado em post anterior) também volta ao valor de janeiro de 2012.

PCR-18-10-2013

A proteína C reativa é um marcador de inflamação. Ele é muito importante porque se estiver alto a chance de ter ateromas aumenta pois a inflamação é comprovadamente um fator importante para a fixação de acúmulo de coelesterol na ártérias.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s