Velejada de Dingue na Lagoa de Marapendi

Depois de tanto tempo sem velejar (desde novembro de 2009 parece) fui andar de Dingue na Lagoa de Marapendi no sábado passado. Aluguei o barco na Velapoint. Velejei das 14 às 16 h aproximadamente.

O barco estava na beira da lagoa numa praiazinha com acesso pelo Clube do Oficiais do Corpo de Bombeiros. Deixei o carro no estacionamento do clube na sombra de uma árvore. Tive que sair no meio de uma regata de veleirinhos à rádio.

Perguntei a um velejador sobre os trajetos possíveis na lagoa. Ele falou que tinha um canal na ponta oeste da lagoa que dava pra ir mas que era estreito. Como notei que teria que voltar no contravento comentei que teria que dar muitos bordos. Ele disse que era factível a depender da minha habilidade (acho que queria saber). Fiquei um pouco aborrecido com o que achei “babaquice” do mesmo e não dei mais papo. Na saída ele comentou alto para eu ouvir, eu acho, que ia “rolar um resgate”. Deve ser mania de bombeiro. Quando velejei dei uma olhada no canal que ele tinha falado e entendi que quem se metesse por ele teria muita dificuldade de voltar porque era estreito mesmo. Infelizmente temos que tomar cuidado com os “espíritos de porco” que encontramos na beirada da água e que se alegram em dar maus conselhos.

Nunca tinha velejado sozinho num Dingue. Devia ter trocado por um Laser. O vento estava brando e a vezes acontecia alguma rajada.

Acho que senti uma espécie de “lagoafobia” (claustrofobia de lagoa). Senti-me com horizontes limitados. Minha única experiência de velejar em águas completamente fechadas foi no reservatório de Paulo Afonso. Mas era muito mais amplo e o vento era pauleira. Quase me esqueço, a lagoa é suja. Talvez não tão suja como alguns pontos da Baía de Guanabara. Mas acho que o visual quando se veleja na baía pode compensar a sujeira um pouco. No entanto dou muito valor a não ter que me preocupar com a água que borrifa meu corpo ou cai na minha boca quando velejo. Velejador contumaz nas proximidades de Mangue Seco ainda tenho que conter a minha mania de morder os cabos.

O leme do Dingue também aporrinhou o tempo todo flutuando e causando pressão no timão. Toda hora tinha que baixá-lo.

Testei também o chapéu com proteção para o pescoço (tipo aqueles usados pelos pescadores de molinete). Esse com proteção contra raios ultravioletas FPS 60. Funcionou muito bem e o tecido quando tocava o pescoço parecia frio dando uma sensação de conforto contra o calor muito boa.

Vi também um Bruma passeando. Acho que era o que vi num anúncio para alugar.

Com muito medo de que meu celular caísse na água tirei alguma fotos não muito boas.

Anúncios

4 comentários

  1. Que pena que nao foi tao legal, tmb tenho preconceito em velejar nesta lagoa por causa do espaco e visual limitado… Apesar disso, acabei topando a promocao do bruma na lagoa de marapendi, provavelmente este mesmo q vc viu. Vamos ver se dou sorte!

    Agora, ontem o vento tava bem fortinho pelo menos na baia, por volta das 15h atravessei a ponte rio niteroi e estava bem intenso.

  2. a de Araruama tmb já me atrai mais, é grande! Um colega me falou que achou lá um pouco rasa pra bolina do dingue que ele velejou lá, mas não conversei direito com ele.

  3. Diogo, esta história da bolina ser maior que a profundidade da lagoa é complicada. Vi o seguinte num site:
    “Lagoa com área de 220 km², perímetro de 190 km e 12 m de profundidade máxima, tendo como média 2 m, aproximadamente, é a maior laguna hipersalina do País, com salinidade média corresponde a uma vez e meia a do oceano.”
    Fonte: http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Araruama&uf=RJ&tipo=lazer

    Lá o Alix, da loja Ocean Blue do Iate Clube do Rio, está com dois Trindades e um Maora. Em dezembro ele disse que talvez dê para me encontrar com ele lá. Nas duas tentativas que fiz ele estava comprometido com regatas em Floripa e Búzios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s