Travessia, Rio/ Ilha Grande/Parati/Rio – A Saga

DSC01939

Partida da Marina do Engenho após abastecimento

Em post anterior relatei a previsão de partida para uma aventura no mar. Agora está na hora de contar. Preocupo-me em que a memória vá me trair a medida que o tempo passa. Bom vamos começar pela lista dos lugares onde passamos (lista gentilmente fornecida pela Cîntia, da C & L Vela):

saída da Marina da Glória
boca da barra pequena (entre Ilha da Lage e Forte São João)
Ilha de Cotunduba a BB
Ilhas Cagarras a BB e praias de Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado a BE
Ilhas Tijucas e Barra da Tijuca a BE
Restinga de Marambaia a BE
Lage da Marambaia a BE
Ilha de Marambaia a BE
Ilha Grande com Farol dos Castelhanos a BB
parada no Saco do Céu
Ilha dos Macacos a BB
Parati (pernoite na Marina do Engenho)
Enseada de Parati Mirim passando entre a Ilha do Algodão e o continente
Ilha da Cotia
Saco Grande (onde pernoitamos)
Saco de Mamanguá (Bar do Zizinho)
Enseada do Pouso
Gruta do Acaía (Ilha Grande)
Abraão (pernoite na Ilha Grande)
Marina da Glória

Com auxílio da lista acima espero reavivar minha memória.

Para começar fiquei um pouco apreensivo com a saída à noite. Logo de início a apreensão se dissipou com a confirmação da maestria (que eu já conhecia de ouvir falar) dos nossos instrutores (os sócios, Cíntia e Lula, da C & L Vela). Logo de início tivemos nossa primeira lição de interpretação da sinalização no mar com a explicação sobre o significado das bóias em frente às cabeceiras do aeroporto Santos Dumont. Eu já tinha tido uma experiência onde havia invadido um pouco a “área de exclusão” que elas demarcavam. Foi explicado que o símbolo sobre a bóia indicava a direção da  área com perigo (conforme descobri depois estudando para o exame de Arrais Amador).

Saímos na quarta à noite. Havia comprado remédios antienjoo mas fiz a valentia de não tomá-los: “afinal nunca enjoei em um barco até agora”. Até agora! Quando as ondas começaram a sacudir o veleiro meu estômago entrou em ressonância causando-me uma profunda náusea. Como sou de vomitar difícil e também não coloquei nada no estômago (saí direto do trabalho para a Marina da Glória) não chamei nem o “Raul” e nem seu irmão “Hugo”. Minto, comi uns biscoitos no barco. Mas resisti assim mesmo apenas com uns arrotos. Anunciados os quartos de vigília fiquei para o de 3  às 5 (ou seria de 2 às 5?). Dorminhoco como sou fiquei preocupado de causar dificuldades para quem fosse me acordar. Acho que nem dormi até a hora. O veleiro motorou bastante na rota até perto da Ilha Grande. Não lembro dos detalhes. No meio do trajeto os ventos chegaram a 29 nós e o veleiro alcançou 8,2 nós (o máximo que ele já alcançou foi 12 nós, se não me engano).

Na parada no Saco do Céu eu não quis nadar. Também senti falta de não ter feito antes o curso básico (mas quis aproveitar a oportunidade dos feriados). Como a meteorologia (consultada através de um Smart Phone) indicava tempo instável resolveu-se que era melhor seguir para Parati. Lá atracamos na Marina do Engenho. Lá estava o Rapa Nui, veleiro que já pertenceu ao Amyr Klink, e também o Fábio e família no Plankton (eu o Beto o conhecemos na Rio Boat Show de 2006 quando o Plankton estava exposto no pier, quando vim ao Rio fazer a prova do concurso da Petrobras). Fui jantar no restaurante Punto Divino e tomar sorvete de Tiramissu perto de uma praça. Comprei também uma camisa de lembrança para dar a Iane (que acabei esquecendo no barco e ainda está na loja da C&L Vela esperando eu ir lá pegá-la).  Na volta aproveitei as ótimas instalações para tomar um delicioso e demorado banho quente.

(Continua na parte II)

Uma resposta para “Travessia, Rio/ Ilha Grande/Parati/Rio – A Saga

  1. Pingback: Retrospectiva de 2009 « Crab Log

Deixe um comentário

