Peça “Para acabar com o julgamento de Deus”

Eu e Natacha fomo ao teatro da Aliança Francesa, em Botafogo, (em 21/9/2007) assistir a peça sobre Artaud. A peça é baseada numa transmissão radiofônica censurada na época. As gravações, que foram usadas na peça foram preservadas apesar da ordem de destruição que foi dada. No final da peça houve um debate.

Meu “contato” com Artaud começou por uma biografia do mesmo há já alguns anos. As sua cartas ao seu psiquiatra e “carcereiro”, citadas na biografia (publicadas como Cartas de Rodez), é objeto de minha curiosidade desde lá. Não comprei o livro a respeito delas ainda. Pela biografia que li Artaud, de dentro de uma lucidez contraditória com seu status decretado de louco, não conseguiu reverter o dogma de sua loucura na crença de seu médico. A relação de poder entre o psiquiatra, representando a sociedade no seu horror ao elemento perturbador, e o seu ‘paciente’ não precisa aqui da voz emprestada de Foucault aos que só podem silenciar. A antinomia que Artaud representa é que ele próprio não silenciou e, portanto, a sua sanidade é absoluta quando escolhe a linguagem da loucura como metáfora dessa sanidade e lucidez extrema que revela, ou desvela, a insanidade do julgamento.

A oportunidade de “sentir” Artaud numa peça foi o que me atraiu para poder entender melhor o seu “teatro da crueldade”. Comecei a ler o “O teatro e seu duplo” para este fim, mas ainda não o terminei. E já faz algum tempo. O contato com uma peça que materializa esse teatro deve criar um incentivo para retomar a leitura.

Links relacionados:

Anúncios

Uma resposta para “Peça “Para acabar com o julgamento de Deus”

  1. Pingback: Artaud – A realidade é doida varrida | Crab Log

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s